Se você quer ser bem-sucedid@ na carreira, saiba que 100% das pessoas mais bem sucedidas que eu conheço fazem um bom Marketing Pessoal.
Mas veja, não estou falando daquela arrogância inata de pessoas que se acham a última bolacha do pacote, estou falando de se apropriar da sua história, do que você construiu até aqui e da sua visão de futuro.
Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu Marketing Pessoal é deixar uma ótima primeira impressão nas pessoas. A melhor forma de fazer isso com com um Elevator Pitch pessoal.
Para ilustrar a ideia, imagine-se em um evento social sendo apresentad@ ao presidente da empresa dos seus sonhos (isso já me aconteceu). Você teria poucos segundos para deixar uma marca na cabeça dele, fazendo com que ele se lembre de você de forma positiva (quando aconteceu comigo, eu não estava preparado, gaguejei qualquer coisa e ele se foi, certamente sem se lembrar de mim ☹).
Para que você possa aproveitar ao máximo uma oportunidade única como essa, ou qualquer outra do tipo, a melhor ferramenta que existe é o Elevator Pitch (EP). Ele deve ser interessante, memorável e sucinto, e não deve durar mais que 30 segundos para ser pronunciado.
Os passos para a criação de um EP ideal são:
a. Identificar o seu objetivo com o EP? Poderia ser “se apresentar como um(a) profissional de uma determinada área” ou “se apresentar como um(a) consultor(a) de um determinado tema”.
b. Criar uma frase de impacto para sua apresentação. O ideal é apresentar-se com criatividade, fugir do óbvio para ser lembrad@!
c. Informar o que você faz, ou explicar, se for algo complexo, da forma mais simples possível;
d. Informar qual é o seu diferencial;
e. Engajar com uma pergunta para a conversa evoluir;
f. Juntar tudo;
g. Praticar
Exemplo:
a. Objetivo: me apresentar como Mentor de Carreira para despertar o interesse das pessoas em contratar o meu serviço;
b. Frase de impacto: Sou um especialista em carreira;
c. O que eu faço: Ajudo profissionais em busca de novos desafios profissionais por meio de Mentoria de Carreira
d. Diferencial: Atuação há mais de 10 anos como headhunter + formação em coach
e. Pergunta: Qual o próximo passo você que quer dar na carreira?
Juntando tudo, fica assim:
“Sou um especialista em carreira!
Eu ajudo executivos que estão em busca de novos desafios profissionais por meio de Mentoria de Carreira.
Em linhas gerais, eu utilizo o que aprendi sendo headhunter há mais de 10 anos e também a minha formação de coach para ajudar os executivos a se prepararem melhor para o mercado de trabalho, o que faz com que se recoloquem muito mais rápido.
E por falar em carreira, qual o próximo passo você quer dar na sua careira?”
O sucesso de um EP está em fazer com que o outro se sinta interessado em você, que queira “te comprar”, ao invés de você se oferecer. Perceba que há uma certa sutileza nisso.
Criar um EP memorável é um trabalho bem mais difícil do que pode parecer à primeira vista, mas por pior que fique a sua primeira versão, certamente já será melhor que nunca ter pensado a respeito quando você precisar. Portanto, mãos à obra!
Um forte abraço e sucesso!
Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br