Categorias
DICAS

Feedback de entrevista

Pedir ou não pedir, eis a questão! Não, essa não é a questão, a questão é como pedir.

Antes de mais nada, há duas possibilidades ou situações diferentes:

No primeiro caso, alguns candidatos às vezes me pedem um feedback sobre como eles se saíram na entrevista. Quando isso occorre, eu foco especificamente nos pontos fortes e/ou eventuais pontos não aderentes à vaga para a qual estou entrevistando.

Entenda que há uma diferença entre como @ candidat@ se saiu na entrevista e a sua aderência à vaga.

Evite perguntar como você se saiu na entrevista, o que pode demonstrar insegurança. Ao invés disso, fique à vontade para perguntar sobre sua aderência à vaga, o que demonstra interesse genuíno na oportunidade em questão.

Mas nem todo headhunter ou recrutador se sente confortável em dar esse tipo de feedback, então, se você pediu e não recebeu, ou se o feedback foi superficial, não insista.

No segundo caso, estamos falando do feedback sobre o andamento do processo seletivo.

Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é alinhar as expectativas com o recrutador ou headhunter. Para isso, quando terminar a entrevista, pergunte sobre os próximos passos e prazo para ter um retorno.

Se te informarem, por exemplo, que você deverá ter um retorno até a próxima semana, não vá mandar mensagem já na segunda-feira da próxima semana, o que demonstraria ansiedade, deixe mais para o fim da semana, como quinta ou sexta-feira para enviar um e-mail curto, até para demonstrar interesse, algo como:

_Olá Fulan@, tudo bem? Como você me disse que teria um retorno sobre as próximas etapas do processo seletivo para a vaga XPTO nesta semana, entro em contato para saber se já tem alguma posição. Agradeço desde já pela atenção! Atenciosamente, Beltran@

À partir daí, pode haver situações diferentes:

  1. Você não ter nenhum retorno. Nesse caso, sugiro esperar mais uma semana e enviar outra mensagem. Se ainda assim não houver retorno, não insista e diminua suas expectativas, pois as chances de você ainda estar sendo considerad@ no processo são mínimas. Por mais desagradável que seja, aceite que dói menos.
  2. Você pode receber uma mensagem informando que ainda não concluíram as entrevistas e, portanto, ainda não tem um feedback. Nesse caso, sugiro esperar mais 2 semanas antes de enviar outra mensagem. Assim como no caso anterior, se não houver retorno, deixe pra lá…
  3. Você receber uma mensagem informando um novo prazo. Nesse caso, sugiro esperar um ou dois dias após o final do novo prazo informado para mandar uma nova mensagem, e daí pra frente, proceder como nos casos anteriores.

No caso de você estar participando de outros processos seletivos mas ter muito interesse na vaga para a qual está sem feedback, o que pode te atrapalhar a tomar uma decisão, sugiro uma mensagem do tipo:

_Olá Fulan@, tudo bem? Gostaria de deixá-l@ saber que estou participando de outros processos seletivos, mas o que mais me interessa é o da vaga XPTO. Por isso, adoraria ter um feedback se continuo ou não sendo cotad@ para esta oportunidade, até para saber como me posiciono. Agradeço desde já pela atenção! Atenciosamente, Beltran@

Se você estiver bem cotad@ para a vaga, certamente terá um retorno desta mensagem. Se não receber uma resposta, não insista.

E por fim, lembre-se, os recrutadores também são pessoas, e qualquer pessoa é mais propícia a dar atenção a pessoas agradáveis. Ficar metralhando o recrutador com mensagens todo dia não vai te ajudar, é mais provável que você seja bloquead@.

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.