Categorias
DICAS

Como se preparar para brilhar em uma entrevista

Eu sempre digo que o processo seletivo é muito similar a um processo de compra e venda, onde a entrevista é a parte crucial da negociação!

E eu diria que mais de 50% do sucesso em uma entrevista está na sua preparação. Quanto mais informações relevantes você tiver da empresa e da vaga em questão, maiores as suas chances de se destacar.

Por falar em se destacar, temos um estudo com milhares de candidatos que nos mostra que, em média, 70% dos candidatos se saem pior na entrevista do que sugeria o seu currículo, 23% se saem à altura da expectativa gerada pelo currículo e apenas 7% se destacam.

O resultado prático disso é que é raro um processo seletivo onde haja ao menos 1 candidato que se destaca.

O mais comum é haver 2 que ficam praticamente empatados na final do processo seletivo, e o critério deixa de ser “de escolha” e passa a ser “de eliminação”, ou seja, os recrutadores precisam encontrar algum “pêlo em ovo” para eliminar um dos finalistas porque nenhum se destacou.

Para não ter que contar com a sorte, prepare-se para brilhar!

Vamos às dicas:

A primeira coisa que você precisa é entender muito bem a vaga. Leia com bastante atenção o anúncio, linha por linha, e veja se você se sente confortável com todas as atribuições.

Analise o seu potencial em relação à vaga com a ajuda de uma SWOT pessoal.

Analise a empresa e o mercado em que ela se encontra. Busque informações de todas as fontes possíveis, do Google ao Glassdoor, passando pelas pessoas que você conhece (e até as que você ainda não conhece) que podem te ajudar a entender melhor a vaga e a empresa.

Quando fui chamado para trabalhar como headhunter em uma consultoria que chamarei aqui de “X”, eu nem sabia ao certo o que um headhunter fazia. Não tive dúvidas: entrei no LinkedIn, busquei ex-headhunters (que eu não conhecia) de algumas consultorias, mandei mensagens perguntando se teriam alguns minutos para falarmos e fiz todas as perguntas possíveis para entender bem o negócio, o setor, as empresas, etc.

Aqui eu destaco 3 coisas:

  1. Mandei mensagens para vários ex-headhunters, para contrabalançar a baixa taxa de retorno;
  2. Busquei falar principalmente com ex-headhunters da empresa X, porque ex-funcionários tendem a ser mais francos em relação às suas experiências passadas do que funcionários atuais, para não se comprometerem;
  3. Busquei falar também com headhunters de outras consultorias, para ter pontos de vista e opiniões diversas. Isso se mostrou muito útil, porque no fim das contas, um desses era de outra consultoria que chamarei aqui de “Y”. Acontece que na consultoria Y eles também tinham vaga aberta. Resumo da história: pelo modelo de trabalho e outras questões, acabei declinando da proposta da X e indo trabalhar na Y.

Se perceber que há uma boa aderência, relembre os principais projetos, aprendizados e resultados que você poderia citar para validar a sua experiência com exemplos. Prepare um pote cheio de STARs para encantar os entrevistadores.

Prepare-se para ter na ponta da lingua boas respostas para as 10 perguntas mais difíceis em entrevistas de emprego.

Pense muito bem e elabore uma resposta segura para a seguinte pergunta: “Porque eu devo te contratar para esta vaga?”. Esta, sem sombra de dúvidas, é a “pergunta de um milhão de dólares”. A forma mais adequada de responder a esta pergunta é fazendo um paralelo da sua experiência com a necessidade da vaga. A cereja do bolo está em demonstrar o seu diferencal para a vaga, sua habilidade única ou específica que te torna @ profissional mais adequad@ do mercado para a posição.

Seguindo estas dicas, você já estará a meio caminho andado de ter uma excelente entrevista e encantar os recrutadores.

Para aprofundar mais no tema ou ter ajuda profissional para se preparar adequadamente para uma transção de carreira, entre em contato comigo, será um prazer ajudar.

Forte abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

sunhc #oportunidade #oportunidades #vaga #oportunidadedetrabalho #job #oportunidadeprofissional #entrevistadeemprego #entrevista #entrevistas #carreira #carreiradesucesso #carreiraprofissional #carreiras #sucesso #sucessoprofissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.