Categorias
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL DICAS

O Futuro das Empresas e Carreiras pós covid-19

Recentemente li o fantástico livro Audaz, do @Mauricio Benvenutti e gostaria de compartilhar algumas anotações e percepções relacionadas ao momento atual.

Com todas as mudanças que estão em curso, certamente o mundo pós-Covid será muito diferente do que estamos acostumados, e para sobreviver nesse novo mundo, pessoas e empresas deverão se readequar.

Não há lei, política ou regra que seja capaz de evitar as transformações em curso. Nem as profissões mais tradicionais continuarão iguais. Por isso, um negócio deve inovar o seu comportamento.”

Para começar, as empresas precisam entender que criar barreiras, regras e restrições só vai atrapalhar seu desenvolvimento. “A tecnologia atual atropela esse tipo de barreira. Em vez disso, gaste energia para criar meios capazes de atrair as mentes mais iluminadas que você conhece“. Dê a essas pessoas um objetivo e uma boa dose de autonomia.

Não há bola de cristal capaz de prever o futuro, mas mas uma coisa é certa, “o destino de qualquer atividade encontra-se na resposta a duas perguntas: 1) Até que ponto o seu trabalho é redutível a tarefas repetitivas que exigem grande quantidade de dados, análises e reconhecimento de padrões? 2) Até que ponto ele envolve novas situações?“.

Todo e qualquer trabalho repetitivo tem um potencial enorme de deixar de existir, dando cada espaço para trabalhos intelectuais que envolvam situações únicas.

Portanto, “procure, para cada novo projeto, se perguntar: Isso resolve uma necessidade das pessoas? É tecnologicamente viável? Está alinhada aos objetivos gerais da empresa? Há um modelo de crescimento financeiramente viável?” Se a resposta for não para qualquer uma das perguntas, melhor rever as premissas do projeto.

O Maurício elencou 5 competências fundamentais para empresas e pessoas estarem na vanguarda da carreira ou do mercado:

  1. “Causar impacto, (…) mudar a vida das pessoas e transformar a sociedade.” Para isso, é imprescindível ter um propósito claro.
  2. “Olhar a próxima curva. Até hoje, a maior parte das pessoas e dos negócios se definem com base naquilo que fazem e não no benefício que entregam. Essa atitude aumenta as suas chances de se tornar obsoleto.”
  3. “Questionar em vez de ter a resposta pronta. (…) A humildade de perguntar e querer aprender é fundamental para construir um conceito ideal”.
  4. “Fazer com as pessoas em vez de para elas.” Ninguém conhece melhor suas necessidade que o próprio cliente.
  5. “Ser diverso.” Relacionar-se sempre com as mesmas pessoas vai te levar sempre às mesmas respostas. Pessoas diferentes abordarão o mesmo problema de formas diferentes, chegando-se às soluções mais criativas. “As diferenças estimulam o incomum. (…) A criatividade é a arte de conectar coisas.”

“Em geral, o ser humano costuma pensar assim: se tomamos a iniciativa de mudar e falhamos, a culpa é nossa; se não fizemos nada e a situação piora, a culpa é dos outros.”

Precisamos quebrar nossos paradigmas para construir o mundo no qual queremos viver. Precisamos ser audazes!

E você, o que está fazendo em prol da sua futura carreira? Como está se preparando? Se você se sente perdido em meio a tudo isso, conte comigo e com o time de especialistas em carreira da Sun Human Capital.

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori

hugo.liguori@sunhc.com.br

45 respostas em “O Futuro das Empresas e Carreiras pós covid-19”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.