Categorias
AUTOCONHECIMENTO NEWSLETTER OUTPLACEMENT

A escolha do caminho com o auxílio do IKIGAI

Há 2 perguntas que me fazem com frequência:

Por onde devo começar minha carreira? Essa geralmente vem de profissionais em início de carreira.

Como posso saber se estou no caminho certo? Essa é uma pergunta para quem já está remando há algum tempo.

Uma abordagem interessante que pode sempre ajudar a respondê-las é a do IKIGAI.

Para usar a filosofia do IKIGAI, comece se perguntando: “O que eu posso ser pago para fazer?”. Faça uma lista e risque as coisas que você não toparia, depois analise as alternativas restantes em busca de uma que te atraia. Pronto, você pode começar por aí.

Agora, para refinar a sua escolha, a pergunta é a seguinte: “Dentre as alternativas viáveis, quais eu acredito que conseguiria fazer bem-feitas?”. Isso aumenta as suas chances de ser bem remunerado e ter futuro na sua escolha.

A união destas duas respostas te ajudará a encontrar uma Profissão.

Para melhorar mais um pouco, a terceira pergunta é: “Dentre as alternativas de Profissão, o que eu amo fazer?”

A união do que você sabe fazer bem feito com o que você ama fazer é a sua Paixão profissional.

Ao chegar nesse patamar, você começa a ter um sentimento de satisfação e plenitude, mas ainda pode surgir uma sensação de inutilidade, de vazio.

A última pergunta a se fazer então é a seguinte: “O que eu posso fazer pelo mundo?”.

A união desta resposta com o que você ama fazer é a sua Missão de Vida. E a união com o que você pode ser pago para fazer é a sua Vocação.

A união de todas as respostas é o seu IKIGAI, essa filosofia japonesa que significa “uma razão para existir”.

Não é fácil e nem rápido encontrar todas as respostas. Eu levei quase 10 anos para encontrar as minhas respostas (depois de descobrir o que é IKIGAI). O mais importante, na minha opinião, é manter a cabeça aberta para a necessidade de mudanças quando percebemos que algo não vai bem, e ter atitude proativa para mudar.

Se você tiver curiosidade sobre a minha história com o IKIGAI, eu resumiria da seguinte forma:

Primeiro, me formei em Engenharia em 2002 e trabalhei em diversas coisas aleatoriamente até 2010, quando fiquei desempregado (novamente 😐).

A primeira oportunidade que surgiu foi para atuar como Headhunter, e confesso que aceitei mais por falta de opção que por interesse genuíno.

Acontece que eu gostei. E quando percebi que tinha aptidão e que poderia ter uma boa remuneração, gostei muito! E gostei ainda mais quando me dei conta que meu trabalho podia ter um impacto positivo na vida das pessoas.

Daí fiz formação de Coach, fundei a Sun e passei a atuar tanto como Headhunter quanto como Mentor de Carreira. Assim, encontrei não só a minha Profissão, como também a minha Paixão.

Um dia o amigo e mentor Marcos Vono me apresentou o IKIGAI, e fiquei obcecado por encontrar algo que eu pudesse entregar ao mundo, em retribuição a tudo de bom que vinha me acontecendo.

Com o tempo, percebi que muitas pessoas precisavam da minha ajuda mas infelizmente não podiam investir em um programa individualizado de Coaching ou Mentoria de Carreira. Foi quando tive a ideia de criar a plataforma de e-learning Evolutio, para ajudar profissionais em início de carreira. Esse foi meu primeiro passo para “devolver” algo ao mundo.

Fizemos uma parceria com a UTFPR e oferecemos mentoria gratuita a todos os alunos da instituição, por meio de acesso à plataforma e webinars (disponíveis no canal da Evolutio no YouTube), o que vem se mostrando um trabalho muito gratificante. Neste exato momento estamos fechando outra parceria com o mesmo propósito com a UFLA.

Por fim, criei essa newsletter, para também compartilhar um pouco do meu conhecimento com quem precisa.

Se quiser aprofundar no tema da escolha certa da profissão, sugiro a leitura do artigo de minha autoria “Método infalível para escolher assertivamente seu novo emprego!“.

Se precisar de apoio especializado para sua transição profissional, acesse nossa página sobre o tema: sunhc.com.br/outplacement ou entre em contato comigo.

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.