Categorias
DESENVOLVIMENTO HUMANO DICAS NEWSLETTER

Método infalível para escolher assertivamente seu novo emprego!

Para fazer uma escolha assertiva, é preciso ter em mente três coisas: seus pontos fortes, seus pontos fracos e seus valores pessoais.

Os pontos fortes referem-se às nossas habilidades inatas, aquilo que fazemos bem desde sempre. É fácil imaginar, por exemplo, que o Pelé já tinha intimidade com a bola desde a infância.

Quando trabalhamos em algo que nos permite exercitar nossos pontos fortes, perdemos até a noção do tempo, porque geralmente são atividades que nos dão prazer. Por isso é tão fácil se dedicar e melhorar estes pontos ainda mais, o que levará ao destaque na carreira.

Os pontos fracos são o total oposto. Imagine quão difícil pode ser a um estudante de História ter que estudar Matemática. Ele pode se esforçar muito, mas nunca será um Einstein.

Os valores pessoais são responsáveis por guiar nossas escolhas. Para entender, pense em uma pessoa que dá muito valor ao uso da sua criatividade. Esta pessoa nunca trabalharia satisfeita em uma repartição pública cheia de burocracias. Por isso os valores são inegociáveis e é imprescindível sempre buscar oportunidades que estejam alinhadas, para que você tenha disposição para se dedicar.

Porém, os valores possuem certa flexibilidade temporal. Um arquiteto pode adorar usar a sua criatividade no início da carreira, mas com a senioridade ele poderá dar mais valor à possibilidade de passar seus conhecimentos adiante, atuando como professor, e diminuir o valor que dá à utilização da sua criatividade em si.

Em resumo, para escolher um trabalho que possibilite alcançar o sucesso profissional, deve-se sempre buscar oportunidades que permitam utilizar os pontos fortes, evitando depender dos pontos fracos e respeitando os valores pessoais.

Se precisar de apoio, entre em contato comigo por e-mail ou nas redes sociais. Será um prazer ajudar!

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

Uma resposta em “Método infalível para escolher assertivamente seu novo emprego!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.