Categorias
NEWSLETTER

Como aumentar substancialmente as suas oportunidades de carreira com o LinkedIn

O LinkedIn possui uma ferramenta para medir o índice de venda social (Social Selling Index – SSI) dos seus usuários e afirma que profissionais com um alto SSI possuem chances de sucesso significativamente maiores do que pessoas com baixo SSI.

O LinkedIn possui uma ferramenta para medir o índice de venda social (Social Selling Index – SSI) dos seus usuários e afirma que profissionais com um alto SSI possuem chances de sucesso significativamente maiores do que pessoas com baixo SSI.

Opa, eu quero turbinar meu SSI!

E quem não quer, não é mesmo? Conversei com uma amiga que trabalha no LinkedIn e ela me deu todas as dicas!

O SSI avalia seu desempenho em 4 diferentes aspectos:

Como você estabelece sua marca profissional

Para aumentar esse índice, o primeiro passo é preencher completamente o seu perfil, incluindo foto de capa, resumo, experiências profissionais, formação, etc. O LinkedIn diz: “Complete o seu perfil tendo em mente os seus clientes”.

Depois, é preciso fazer publicações, principalmente de artigos relacionados à sua área de atuação, para atrair um público relevante de seguidores.

A cereja do bolo são as recomendações recebidas, o equivalente das “cartas de recomendção” (melhor ainda se forem de pessoas influentes no seu meio). Elas são importantes como forma de validar o seu trabalho. As mais relevantes são dos seus líderes (ou ex-líderes), funcionários e clientes.

Se você consegue encontrar as pessoas certas

Este índice tem a ver com a frequência e a forma como você utiliza a ferramenta.

Portanto, é preciso ter regularidade no uso do LinkedIn e saber utilizar suas ferramentas, incluindo os recursos avançados de busca (filtros).

Ao pesquisar, encontrar e acessar o perfil de outros usuários, o seu próprio perfil tende a ser mais acessado, o que contribui para o aumento desse índice.

Sua interação com a rede

O LinkedIn incentiva interações feitas e recebidas em publicações longas (artigos), incluindo o número médio de curtidas, comentários e encaminhamentos das postagens e dos comentários que você faz. Portanto, elabore e/ou compartilhe conteúdo de qualidade, o engajamento fará toda a diferença. 

Evite “metralhar” a sua rede com mensagens padronizadas (SPAM), pois a média de respostas é avaliada e pontuada.

Quanto maior a sua interação com outros usuários da rede, melhor.

O tamanho da sua rede de contatos

Basicamente, o que conta é o número de conexões que você possui e o índice de aceitação das suas solicitações de conexão. Quanto mais conexões na sua área de atuação, principalmente gente influente (profissionais do seu nível e superiores), melhor esse índice. Uma boa rede de contatos não é apenas vasta, ela possui conexões de qualidade.

Quanto maior o seu SSI, mais bem ranqueado você aparece nos resultados de busca. O ideal é que o seu índice esteja acima de 60.

Para saber o seu SSI, clique aqui.

E porque pessoas com alto SSI possuem maiores chances na carreira? É bem simples, porque elas investem mais tempo que outras pessoas nos 2 principais pilares da carreira, que são o Networking e o Marketing Pessoal.

Não adianta você fazer um excelente trabalho e não ter público relevante para reconhecer, ou ainda, ter público e não divulgar adequadamente.

Por fim, tenha em mente que pessoas bem sucedidas não se limitam ao LinkedIn, elas levam isso para suas vidas no dia a dia.

Invista nas suas relações e colha bons frutos!

Um forte abraço e muito sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.