Categorias
DESENVOLVIMENTO HUMANO DICAS

Como ter sucesso na carreira

Hoje fui questionado por um estudante sobre como ter sucesso na carreira. A verdade é que não existe uma regra, até porque, o sucesso é diferente para cada um. Mas algumas diretrizes de comportamento são comuns às pessoas de sucesso. Pensando nisso, resolvi falar brevemente sobre alguns tópicos que julgo relevantes:

Sucesso não vem do nada.

Por definição, sucesso é aquilo que sucede, que vem depois. A origem do sucesso está na dedicação, no empenho, no trabalho, no estudo, no treino e na perseverança!

A decisão sobre o que fazer da sua vida deve ser inteiramente sua.

Todo mundo sempre tem algo a te sugerir, mas o que você quer realmente? Pense nos prós e contras, sabendo que se beneficiará ou sofrerá as consequências. Pense assim, se der tudo certo, não importa de onde veio a ideia, mas se você tomar uma decisão ruim, melhor do que outro te indicar uma coisa que no fim foi ruim.

Keep walking.

Um passo de cada vez, mas continue. Desafie-se. O tédio te alcança se você parar.

A obrigação também é sua.

Se não deu certo, não culpe os outros. Empenhe-se mais na próxima tentativa, reflita sobre os erros e como corrigi-los, busque alternativas. O mundo não tem a obrigação de te presentar com o seu sonho.

Ouse sonhar.

E sonhe grande, porque sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.

O caminho é mais importante que o destino.

Ao chegar ao fim você para (e lá vem tédio…). Portanto, aproveite o caminho, viva o agora.

Celebre as vitórias.

Após tanto esforço, você merece a celebração. É o seu prêmio, aproveite. Além do quê, você vai precisar da boa energia da celebração para enfrentar o próximo desafio.

Preste atenção nas derrotas.

Não se martirize, até porque, isso não muda o resultado e você ainda perde tempo. Aceite a derrota de cabeça erguida, analise profundamente os passos que te levaram a esta derrota e prenda a lição. Isso só vai acontecer de novo se você não entender onde errou.

Olhe ao seu redor.

Alguém deve estar fazendo algo que te inspira, algo que você também gostaria de fazer. Espelhe-se nessa pessoa.

Diga-me com quem andas.

Essa é velha, mas não morre. Relacione-se com gente que você admira. Ser o melhor dentre os piores não é ser bom, melhor ser o pior entre os melhores e ainda ter a chance de melhorar.

E por fim, lembre-se: o sofrimento é passageiro, desistir é para sempre.

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.