Categorias
AUTOCONHECIMENTO

Como escolher o caminho certo na carreira

Antigamente, havia poucas opções de carreira para escolher. Quando estava para prestar vestibular, lembro-me do meu pai dizendo que eu poderia ser o que quisesse ser, desde que eu escolhesse ser Médico, Advogado ou Engenheiro. Se eu não quisesse fazer faculdade, eu poderia ser militar. Na cabeça dele, essas eram as únicas opções, além de ser comerciante, que era o caso dele e ele não queria pra mim, pois achava que era uma vida muito dura e com poucas perspectivas.

Atualmente temos inúmeras opções, e se pensarmos no futuro, pesquisas apontam que 60% das profissões dos próximos 10 anos ainda nem sequer foram inventadas.

Novas opções trazem novos problemas. Diante de tantas escolhas, você pode ficar paralisado pelo medo de escolher errado, sabendo (ou pensando) que esta escolha é imutável pelo resto da vida, o que gera frustração e ansiedade.

Para ilustrar essa situação, recordemos o programa da Globo “Você Decide”, aquele em que você podia o desfecho da história de duas possíveis opções. Quando a audiência começou a cair, tentaram melhorá-lo oferecendo 3 possíveis desfechos e foi um fiasco. Por fim, voltaram ao modelo anterior de apenas 2 possibilidades, mas aí já era tarde demais e o programa saiu do ar pouco depois.

Esse é o Paradoxo da Escolha, e o seu antídoto é o Autoconhecimento. Ele te ajuda nos seguintes aspectos:

  • Uma vez que nos conhecemos melhor, entendemos o que é melhor pra nós mesmos e fica mais fácil eliminar as opções que não fazem sentido, reduzindo o leque de possibilidades e facilitando a tomada de decisão.
  • Aumenta a nossa capacidade de lidar com as consequências à medida que conhecemos nossas forças e qualidades.
  • Reduz as expectativas, que são a maior fonte de frustração quando não alcançadas, à medida que conhecemos nossas fraquezas. O autoconhecimento te ajuda a manter os pés no chão e ser realista com relação às possibilidades.
  • Elimina (ou diminui significativamente) a pressão externa ao te ajudar a fazer suas próprias escolhas. Seguir conselhos alheios pode te levar a um fracasso do qual o arrependimento certamente será muito grande.

E saiba que nenhuma escolha é definitiva, podemos sempre mudar de área, de empresa e até de carreira, mas devo ressaltar que você provavelmente terá que pagar um pedágio.

Eu, por exemplo, sou Engenheiro e trabalho como Mentor de Carreira e Headhunter. Naturalmente que tive que me preparar, estudar, treinar e me empenhar para ser bem sucedido nesta mudança. Hoje, com 10 anos de experiência na área, posso dizer com muita convicção e satisfação que me sinto plenamente realizado no que faço.

Se você está com dificuldade para pensar no próximo passo que quer dar na carreira, e em como se preparar, entre em contato, será um prazer ajudar.

Para saber mais sobre Autoconhecimento, sugiro a leitura do artigo 5 testes online gratuitos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nele, elenco algumas ferramentas muito interessantes para o seu Autoconhecimento.

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori
hugo.liguori@sunhc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.