Pedir ou não pedir, eis a questão! Não, essa não é a questão, a questão é como pedir.
Antes de mais nada, há duas possibilidades ou situações diferentes:
No primeiro caso, alguns candidatos às vezes me pedem um feedback sobre como eles se saíram na entrevista. Quando isso occorre, eu foco especificamente nos pontos fortes e/ou eventuais pontos não aderentes à vaga para a qual estou entrevistando.
Entenda que há uma diferença entre como @ candidat@ se saiu na entrevista e a sua aderência à vaga.
Evite perguntar como você se saiu na entrevista, o que pode demonstrar insegurança. Ao invés disso, fique à vontade para perguntar sobre sua aderência à vaga, o que demonstra interesse genuíno na oportunidade em questão.
Mas nem todo headhunter ou recrutador se sente confortável em dar esse tipo de feedback, então, se você pediu e não recebeu, ou se o feedback foi superficial, não insista.
No segundo caso, estamos falando do feedback sobre o andamento do processo seletivo.
Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é alinhar as expectativas com o recrutador ou headhunter. Para isso, quando terminar a entrevista, pergunte sobre os próximos passos e prazo para ter um retorno.
Se te informarem, por exemplo, que você deverá ter um retorno até a próxima semana, não vá mandar mensagem já na segunda-feira da próxima semana, o que demonstraria ansiedade, deixe mais para o fim da semana, como quinta ou sexta-feira para enviar um e-mail curto, até para demonstrar interesse, algo como:
_Olá Fulan@, tudo bem? Como você me disse que teria um retorno sobre as próximas etapas do processo seletivo para a vaga XPTO nesta semana, entro em contato para saber se já tem alguma posição. Agradeço desde já pela atenção! Atenciosamente, Beltran@
À partir daí, pode haver situações diferentes:
- Você não ter nenhum retorno. Nesse caso, sugiro esperar mais uma semana e enviar outra mensagem. Se ainda assim não houver retorno, não insista e diminua suas expectativas, pois as chances de você ainda estar sendo considerad@ no processo são mínimas. Por mais desagradável que seja, aceite que dói menos.
- Você pode receber uma mensagem informando que ainda não concluíram as entrevistas e, portanto, ainda não tem um feedback. Nesse caso, sugiro esperar mais 2 semanas antes de enviar outra mensagem. Assim como no caso anterior, se não houver retorno, deixe pra lá…
- Você receber uma mensagem informando um novo prazo. Nesse caso, sugiro esperar um ou dois dias após o final do novo prazo informado para mandar uma nova mensagem, e daí pra frente, proceder como nos casos anteriores.
No caso de você estar participando de outros processos seletivos mas ter muito interesse na vaga para a qual está sem feedback, o que pode te atrapalhar a tomar uma decisão, sugiro uma mensagem do tipo:
_Olá Fulan@, tudo bem? Gostaria de deixá-l@ saber que estou participando de outros processos seletivos, mas o que mais me interessa é o da vaga XPTO. Por isso, adoraria ter um feedback se continuo ou não sendo cotad@ para esta oportunidade, até para saber como me posiciono. Agradeço desde já pela atenção! Atenciosamente, Beltran@
Se você estiver bem cotad@ para a vaga, certamente terá um retorno desta mensagem. Se não receber uma resposta, não insista.
E por fim, lembre-se, os recrutadores também são pessoas, e qualquer pessoa é mais propícia a dar atenção a pessoas agradáveis. Ficar metralhando o recrutador com mensagens todo dia não vai te ajudar, é mais provável que você seja bloquead@.
Um abraço e sucesso!
Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br