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Os 5 pontos essenciais para o seu LinkedIn brilhar aos olhos dos recrutadores

Imagina que você quisesse alugar/comprar um apartamento e estivesse fazendo uma pesquisa na internet. Você se daria o trabalho de ligar para um anunciante que não colocasse fotos e informações detalhadas como localização, tamanho, número de cômodos, etc. no anúncio?

Quando um headhunter está buscando um profissional é a mesma lógica, estamos “farejando” em busca de sinais que possam atrair nosso interesse.

  1. primeiro sinal é sempre o título profissional, aquela frase que vem logo abaixo do nome e aparece nos resultados das buscas. Se você está empregado(a), pode constar o nome do empregador no título, mas não é obrigatório. Ex.: “Headhunter na Sun Human Capital”. Se você não estiver empregado, basta informar a sua profissão, e nesse caso pode até colocar mais de uma variação. Ex.: “Headhunter | Talent Acquisition | Recrutamento e Seleção”. Evite colocar mais de 3 termos ou variações e nunca coloque termos muito diferentes como: “Compras | Vendas | Logística”. A falta de foco é a primeira coisa que faz os headhunters correrem de você.
  2. Ao entrar no seu perfil, a primeira coisa que vou olhar é pra sua foto. Se não tiver foto já vou ficar “com a pulga atrás da orelha”. Será que esse perfil é real ou é fake? A foto deve ser condizente com o LinkedIn, que é uma rede social profissional. Foto com outras pessoas, fotos fazendo biquinho (como as meninas/mulheres às vezes postam no Insta) ou em ambientes de festa, praia, etc. passam uma imagem inadequada. Uma sugestão é vestir-se como se você fosse para uma entrevista e tirar a foto na frente de uma parede que dê um bom contraste. Use uma imagem de alta resolução e tente sempre enquadrar bem o rosto ou o busto (nunca o corpo inteiro).
  3. O próximo item que vou avaliar é se o perfil está completo. Informações incompletas não me permitem avaliar adequadamente se o seu perfil tem ou não tem aderência para a vaga que estou buscando, e eu provavelmente vou partir para o próximo perfil da lista.
  4. Em seguida, vou começar a efetivamente analisar a aderência do perfil. Para isso, vou olhar para as passagens profissionais, com foco apenas nas seguintes informações: empresa(s) onde trabalhou, cargo(s) ocupado(s) e datas de entrada e saída. OBS.: nesse momento ainda não vou ler os detalhes de cada passagem, o objetivo aqui é só ver se há similaridade com o histórico do perfil desejado.
  5. O último tópico refere-se à Formação Acadêmica e Idiomas, uma vez que tendem a ser mandatórios para as vagas.

Para analisar esses tópicos, não levo nem 10 segundos!

Se um dos 5 tópicos anteriores não estiver OK, tem uma boa chance de eu fechar o perfil e seguir para o próximo profissional da lista.

Se estiver tudo OK até aqui, aí sim farei uma análise mais minuciosa das informações, começando pelo resumo e depois checando os detalhes de cada passagem profissional para entender o escopo e os principais projetos e/ou resultados entregues.

Por fim, vou analisar as outras informações, como as Recomendações, as Postagens e demais informações complementares.

Essas foram as dicas para você se destacar. Mas para aumentar a sua visibilidade, ou seja, as chances de você ser encontrado pelos headhunters, sugiro a leitura de outro artigo de minha autoria: SEO – Seja encontrado pelos recrutadores.

Se precisar de apoio especializado para sua transição profissional, acesse nossa página sobre o tema: sunhc.com.br/outplacement ou entre em contato comigo.

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

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