Categorias
DICAS RECRUTADOR

SEO – Seja encontrado pelos recrutadores

Considerando que estamos passando por um período extremamente difícil desde 2018, com desemprego acima de 12%, ou seja, aproximadamente 13 milhões de desempregados no Brasil, os processos seletivos estão extremamente concorridos.

Para conseguir uma oportunidade profissional, mais do que nunca o perfil no LinkedIn e o currículo devem estar muito bem redigidos e atrativos, pois são o primeiro filtro de qualquer processo seletivo.

Uma vez que, no atual cenário, é comum haver milhares de candidatos para apenas uma vaga, é humanamente impossível para o recrutador ler e analisar todos os currículos.

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), que em português podemos traduzir como Otimização de Máquina de Busca. Como o número de candidatos por vaga é muito grande, as diversas ferramentas disponíveis para busca e triagem permitem o uso de filtros por palavras-chave específicas.

Assim, para aparecer nas pesquisas, um perfil no LinkedIn bem redigido deve conter necessariamente os principais termos relacionados à sua área de atuação, termos esses que serão utilizados para se filtrar os perfis mais aderentes aos requisitos das vagas.

Exemplos de termos por área:

Supply-chain: APICS, S&OP, MRP, ERP, SAP

TI: COBIT, ITIL, PMP

Financeira: BRGAAP, USGAAP, IFRS, Hyperion

Engenharia de Produção: Lean, WCM, CAPEX

Esses exemplos são apenas para ilustrar a ideia. Para saber quais palavras-chave usar em seu perfil, sugiro pesquisar por vagas do seu interesse e verificar os termos mais recorrentes nos requisitos das vagas.

Uma vez definidos os termos, inclua-os no corpo do currículo, de forma que façam sentido durante a leitura. Assim, seu perfil estará estrategicamente otimizado para ser encontrado pelos recrutadores.

Se precisar de apoio, entre em contato comigo por e-mail ou nas redes sociais. Será um prazer ajudar!

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

Uma resposta em “SEO – Seja encontrado pelos recrutadores”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.