Categorias
AUTOCONHECIMENTO

7 perguntas que podem medir a sua inteligencia emocional

Uma pesquisa da TalentSmart evidencia que o seu QE (Quociente Emocional) pode ser mais importante para seu sucesso do que o seu QI (Quociente de Inteligência).

Essas perguntas podem ser feitas em uma entrevista de emprego para avaliar suas competências comportamentais e emocionais:

Uma pesquisa da TalentSmart evidencia que o seu QE (Quociente Emocional) pode ser mais importante para seu sucesso do que o seu QI (Quociente de Inteligência).

De acordo com o estudo, 90% dos funcionários mais bem avaliados pelas empresas conseguem gerir suas emoções de forma mais madura, racional e objetiva.

Por isso, algumas empresas tem aplicado estas perguntas para avaliar o potencial dos seus candidatos. Veja quais são e como respondê-las:

1. O que mais te incomoda nas outras pessoas?

Esta pergunta avalia como você percebe e julga o comportamento das outras pessoas.

Descreva como tentou conviver de forma pacífica com quem o incomoda, o que ajudará a dar pistas sobre como você entende o efeito do seu próprio comportamento sobre os demais.

2. Conte um dia na sua vida em que tudo deu errado.

Esta pergunta avalia seu grau de resiliência, isto é, seu jogo de cintura para lidar com situações incertas e imprevisíveis.

Ao invés de responder com uma ladainha de uma jornada difícil, foque no impacto dos acontecimentos sobre as suas emoções e, principalmente, em como você lidou com o caos e a frustração. Você sofreu por causa dos problemas e culpou os outros, ou se concentrou em procurar soluções?

3. Pense em um colega de trabalho que se tornou seu amigo. Por que vocês se dão tão bem?

Essa permite ao recrutador perceber como você se enxerga e o que valoriza nas outras pessoas. Lembra-se daquele ditado: “Diz-me com quem andas e te direi quem és”?

Descrever um relacionamento baseado no bom humor e nos valores compartilhados te ajudará a ganhar pontos.

4. O que você poderia ensinar à outras pessoas?

A ideia por trás dessa pergunta é perceber se você gosta de compartilhar/ensinar e se tem aptidão para isso.

Apesar de ser uma pergunta vaga e aberta, dará ao headhunter a possibilidade de avaliar suas expressões faciais, tom de voz e linguagem corporal para transmitir suas ideias ou conceitos.

“Um candidato inteligente emocional assumirá a responsabilidade de se fazer compreender”, escreve o especialista no site da Fast Company.

5. Pense em uma pessoa que você admira. Por que ela é digna do seu respeito?

A ideia aqui é identificar os seus modelos de comportamento. O objeto do seu fascínio é uma pessoa extrovertida ou reservada? Trata-se de alguém com pensamento estratégico ou movido por suas intuições?

Não há resposta certa ou errada. Você pode focar em alguém com quem você se identifica pessoalmente, ou em uma pessoa que possui exatamente as características que te faltam. A resposta será mais rica se você citar as qualidades que você possui em comum com a pessoa que você admira, bem como os defeitos que você enxerga nela, apesar de sua admiração.

6. Do que você sente mais orgulho em sua vida? Por quê?

Esta questão permite avaliar a imagem que você faz de si mesmo, e também a importância que dá ao julgamento dos outros.

Nesse caso, falar dos seus sucessos é bom, mas reconhecer a influência de outros para seu sucesso é a chave para uma resposta impactante.

7. Se tivesse a sua própria empresa, que tipo de pessoa contrataria e por quê?

A pergunta permite ao recrutador avaliar as qualidades que você valoriza em outros profissionais, bem como a sua própria forma de se relacionar em equipe.

Novamente, não existe resposta certa ou errada, mas variáveis ligadas à sua inteligência emocional poderão ser medidas no modo como você descreve seus métodos favoritos de trabalho em grupo, os tipos de personalidade que mais te atraem e seu estilo de liderança. Perceber seus pontos fracos e citar as características que você julga complementares às suas pode ser uma ótima forma de demonstrar maturidade para a liderança.

Se você está com dificuldade para pensar no próximo passo que quer dar na carreira, e em como se preparar, entre em contato, será um prazer ajudar.

Para saber mais sobre Autoconhecimento, sugiro a leitura do artigo 5 testes online gratuitos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nele, elenco algumas ferramentas muito interessantes para o seu Autoconhecimento.

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori – hugo.liguori@sunhc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.