Categorias
LIDERANÇA

Os Rituais Matinais dos Executivos de Sucesso

Uma das maiores referências em inovação e empreendedorismo, o fundador da Apple, Steve Jobs, falecido em 2011, fez um discurso para os formandos de Stanford em 2005 e falou sobre começar o dia com propósito, e citou a pergunta que fazia a si mesmo todas as manhãs. “Nos últimos 33 anos, eu olhei no espelho todas as manhãs e perguntei a mim mesmo: ‘Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu iria querer fazer o que vou fazer hoje?’ Se a resposta for ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.

Profissionais de sucesso costumam ter rituais que os ajudam a aumentar a produtividade e manter o foco durante o dia. Aprenda com eles:

Uma das maiores referências em inovação e empreendedorismo, o fundador da Apple, Steve Jobs, falecido em 2011, fez um discurso para os formandos de Stanford em 2005 e falou sobre começar o dia com propósito, e citou a pergunta que fazia a si mesmo todas as manhãs. “Nos últimos 33 anos, eu olhei no espelho todas as manhãs e perguntei a mim mesmo: ‘Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu iria querer fazer o que vou fazer hoje?’ Se a resposta for ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.

Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, contou em entrevista concedida ao The Wall Street Journal em 1999, que dorme sempre oito horas por noite, o que o ajuda a se manter alerta e com clareza de pensamento ao longo do dia. Ele também evita marcar reuniões logo cedo para tomar café da manhã com sua esposa e filhos.

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, inicia seus dias com exercícios físicos. Tornar a atividade física parte regular da sua rotina é uma excelente forma de se energizar, acelerar o metabolismo e melhorar suas habilidades cognitivas.

O empresário britânico Richard Branson, fundador do Grupo Virgin dentre outros empreendimentos, tem o compromisso pessoal de acordar cedo todos os dias, há mais de 50 anos. “Não importa onde eu esteja, eu tento sempre acordar perto das 5 da manhã. Dessa forma, tenho tempo para me exercitar e passar um tempo com a minha família, o que me coloca num ótimo estado mental antes de começar a trabalhar.”

Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, faz questão de dormir oito horas todas as noites, e defende que uma boa noite de sono é a melhor aliada da produtividade. Inclusive, publicou um livro com o título de “The Sleep Revolution” (A Revolução do Sono). Além disso, pratica sempre 30 minutos de meditação. Segundo ela, a prática da meditação de forma rotineira melhora o foco, realça a consciência e limpa a mente. O hábito ainda reduz o estresse, promove estabilidade emocional e fortalece o sistema imunológico.

A apresentadora de televisão, atriz e empresária norte-americana Oprah Winfrey sempre começa o dia com um bom e equilibrado café da manhã. “Não sou especialista em motores, mas sei de uma coisa: eles não funcionam sem combustível”, ela diz. “Nossos corpos são iguais, por isso me importo tanto com o café da manhã”.

Inclua hábitos saudáveis você também no seu amanhecer e passe a ter dias muito melhores!

Um abraço e sucesso!

Hugo Liguori

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.